quarta-feira, 27 de abril de 2011

OS MAPAS DE PIRI REIS

Haci Muhiddin Piri Oglu Haci Mehmed (1465-1554), conhecido como Piri Reis, foi um Almirante Otomano mas também geógrafo e cartógrafo.

Em 1929 foram encontrados mapas da sua autoria datados de 1513 que ainda hoje deixam os especialistas do mundo inteiro perplexos não só com a sua exactidão mas também pela informação neles contida que não teria sido possível naquela época.

O próprio Piri Reis deixou escrito nos seus mapas que estes foram elaborados a partir de mapas mais antigos. Que mapas serão esses?

Apesar de Piri Reis ter vivido no séc. XVI os seus mapas eram mais correctos e vieram mesmo corrigir os mapas dos meados do séc. XX. 

Nestes nossos mapas a Gronelândia era parte integrante da América do Norte e só através de leituras de satélite é que se descobriu que de facto a Gronelândia é uma ilha tal como está representada nos mapas do antigo cartógrafo.

O mesmo acontece com as ilhas da Antárctica cobertas com gelo eterno mas recortadas nos mapas de Piri Reis.



Os seus mapas descrevem mesmo (rios, afluentes e montanhas) o interior da América do Norte e do Sul, lugares ainda desconhecidos do mundo daquela época.

As suas ligações com Cristóvão Colombo põem em dúvida se este realmente partiu “às cegas” para a descoberta do novo mundo ou se Pedro Álvares Cabral se “enganou” na rota para as Índias e descobriu o Brasil por mero acaso.




Os mapas de Piri Reis tal como as pirâmides, são uma prova evidente que a nossa história tal como nos contam, está cheia de lacunas e omissões e que existem interesses obscuros em que isso continue assim.
Se assim não fosse, a descoberta destes mapas teria sido divulgada ao público como uma grande descoberta e isso não aconteceu.

Mas então porquê?
Qual é o interesse em manter esta e outras mentiras?
Que mais eles estão a esconder?
Certamente muito mais.

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário