segunda-feira, 20 de junho de 2011

QUAL É A TEMPERATURA DO SOL?

A ciência define o Sol como uma gigantesca fornalha atómica que irradia constantemente tremendas quantidades de calor e de radiação. Admite que a temperatura na sua superfície atinge alguns milhares de graus enquanto no seu interior a temperatura ascende a vários milhões de graus centígrados.


É também do senso comum que o Sol irradia luz e calor, basta expormo-nos aos seus raios para o sentirmos.

Mas estando o Sol tão distante e pouco acessível, qual foi a técnica científica utilizada para quantificar a sua temperatura?

Assim como uma barra de ferro vai mudando de cor à medida que for aquecida, o mesmo princípio foi extrapolado para o Sol. Assim, os cientistas calcularam a temperatura do Sol observando a sua cor.
Apesar do método parecer pouco científico e exacto, os seus resultados e conclusões são considerados como verosímeis e foram adoptados como verdadeiros.

No entanto, há um facto científico que contradiz a teoria que o Sol é super quente e parece estar a ser ignorado.
A física elementar demonstra que uma substância perde o seu magnetismo quando aquecida. No entanto já foi comprovada a existência de campos magnéticos no Sol o que parece ser de algum modo contraditório.

Se há registos de efeitos magnéticos no Sol, este não deverá ser constituído por uma massa de gases super aquecidos como vulgarmente é reconhecido.

A temperatura no Espaço aproxima-se do Zero Absoluto (-273ºC). Porque o Sol não aquece o Espaço situado entre ele e a Terra?

Se o Sol irradia calor porque está sempre mais frio no topo de uma montanha quando este está mais perto do Sol?

À altitude de 100 km é necessário luz artificial e a 150 km a escuridão é total. Porque isto acontece quando, de facto se está cada vez mais próximo da eterna fonte de luz?

A resposta é simples. Não é exactamente luz e calor que o Sol nos oferece mas sim radiação.

Estas ondas de radiação conhecidas como raios Cósmicos, Gama, Alfa, Ultravioletas, Luz Visível, Infravermelhos, etc possuem propriedades e acções diferentes no nosso mundo.
Uma das consequências da interacção dessa radiação solar com o próprio planeta é o que sentimos como luz e calor.

O calor está ligado à radiação de infravermelhos mas também à fricção molecular induzida pela interacção das ondas de radiação com a atmosfera e matéria constituinte da Terra.
A luz acende-se devido à dispersão da radiação da Luz Visível pela atmosfera do planeta.

Se de facto o Sol não irradia directamente nem Luz nem Calor, será que a temperatura na sua superfície será realmente de milhares de graus?
Será que o Sol é mesmo uma gigantesca fornalha atómica?
As imagens da sua superfície parecem demonstrar isso mesmo.

Mas se estivéssemos a observar uma movimentação gigantesca de plasma o resultado visual seria muito semelhante.
O plasma emite radiações, admite a presença de forças eléctricas e magnéticas e não é quente. 

A ciência já admitiu e corrigiu erros antigos como a teoria da Terra Plana ou a do Geocentrismo. Será que assistiremos num futuro próximo a novas revelações que revolucionarão o conhecimento e a imagem que todos temos do Sol?

Boa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário