sábado, 4 de junho de 2011

OS SÍMBOLOS DOS ALGARISMOS

Não é difícil de imaginar que a determinada altura da evolução da humanidade nasceu a necessidade de contagem. Os pastores, por exemplo, teriam que determinar se o seu gado estava completo.
Apareceram vários sistemas rudimentares de contagem como a utilização de pedras, traços marcados num pedaço de madeira, etc.



Com o aparecimento da escrita, nasceram os símbolos que representavam sons ou palavras segundo uma espécie de código que pudesse ser ‘lido’ por quem o conhecesse.

Os algarismos que escrevemos hoje são representados por apenas dez símbolos que conseguem representar qualquer número ou quantidade.
Este sistema veio a revolucionar o mundo, dando a possibilidade do nascimento da matemática.
Para se perceber a importância dos algarismos basta tentar fazer uma conta com números romanos.

Os algarismos têm a sua origem na Índia no século VI mas foram os árabes que os divulgaram ao mundo através do seu maior matemático al-Khowarizmi com o livro “Sobre a arte hindu de calcular”. Deste modo o sistema de numeração decimal que utilizamos é conhecido como algarismos indo-arábicos.

Não deixa de ser curiosa a fórmula encontrada pelos hindus para os desenhos dos símbolos de 0 a 9.

Como os símbolos representam quantidades, acharam por bem (é de facto genial) desenhar os símbolos de forma a terem o nº de ângulos que correspondessem à quantidade que o símbolo representasse.

Isto é, se o símbolo representasse a quantidade 1, deveria ter 1 ângulo; se representasse a quantidade 2, deveria ter 2 ângulos, etc. Claro que no caso do Zero, o seu símbolo é um círculo, sem qualquer ângulo.


Não haja dúvida que os algarismos desenvolveram o cálculo e deram origem à matemática que conhecemos. A sua forma simplificada de representação de qualquer quantidade com apenas 10 símbolos diferentes veio a simplificar o cálculo.

Já pensaram o que seria a matemática se não existissem os algarismos?

Boa vida!



Sem comentários:

Enviar um comentário