Eu sei, por experiência própria, o quanto pode ser aborrecido, enervante e até desesperante, encontrar um lugar para estacionar perto de casa depois de uma jornada extenuante de trabalho.
Uma solução poderá ser optar por uma viatura mais pequena em detrimento dos passeios familiares nas férias ou num fim-de-semana.
Actualmente, a crise que atravessamos obriga-nos a ponderar em muitas mais variáveis quando chega a hora de tomar uma decisão, de fazer uma escolha.
E na compra de uma viatura, muitas variáveis têm que ser avaliadas para além do seu preço.
Os construtores também estão cientes desses problemas e têm procurado soluções apresentando carros pequenos e com baixo consumo.
Eis agora o Hiriko Fold, um pequeno carro eléctrico de dois lugares com a capacidade de 'encolher' ainda mais para estacionar.
Protótipos do Hiriku Fold estão já em testes em várias cidades europeias e já foi confirmado que este veículo irá estar à venda em 2013 por cerca de £10.000 (€12.750).
Consulte a reportagem do DaylyMail.
Veja o vídeo:
Os carros eléctricos já estão no mercado, normalmente a um preço superior ao do seu 'irmão gémeo' que ainda utiliza combustíveis fósseis.
Ora um motor eléctrico é muito mais simples e barato que um motor a combustão. Então qual a razão para tal disparidade de preços?
Além disso, há um pequeno pormenor em relação à aquisição de veículos eléctricos que não é convenientemente explicado na publicidade.
O preço (elevado) da viatura não inclui as baterias. Estas são alugadas à parte durante toda a vida da viatura.
No caso do Smart Eléctrico, o aluguer ronda os 60 Euros por mês, para além do próprio custo do novo combustível - a electricidade.
Deste modo a poupança transforma-se em mito.
Qual é a vantagem?
Existe vantagem para o ambiente e para a nova indústria que se prepara para nascer - fabricação e aluguer de baterias.
A população passará da dependência do monopólio da indústria do petróleo, para outro monopólio da energia eléctrica e para nova dependência - as baterias.
Podemos até "adivinhar" que a evolução tecnológica das baterias, a sua capacidade e longevidade irão estagnar pois isso não será conveniente para o 'negócio'.
Não esquecer também que a progressiva introdução de veículos eléctricos em circulação, irá incrementar a procura de energia eléctrica e, pelas leis naturais de mercado, o preço tenderá a subir o que acabará por afectar também a conta de electricidade lá em casa.
Este é o lado negro, devido apenas ao monopólio existente, à especulação de alguns e oportunismo de outros.
Se esse monopólio for quebrado...
Esse é o lado positivo, novas formas de obtenção de energia e novas tecnologias estão a conseguir passar a barreira do secretismo imposto pelos petro-dólares, e prometem revolucionar o paradigma da escassez que nos tem sido imposto.
Imaginem o que essas novas tecnologias fariam ao recente e prometedor negócio de fabricação/aluguer de baterias, por exemplo?
A guerra financeira/económica está no auge, principalmente nos bastidores, por enquanto, e o problema do futuro do negócio das baterias será apenas uma gota no oceano das intempéries.
Boa Vida!
Uma solução poderá ser optar por uma viatura mais pequena em detrimento dos passeios familiares nas férias ou num fim-de-semana.
Actualmente, a crise que atravessamos obriga-nos a ponderar em muitas mais variáveis quando chega a hora de tomar uma decisão, de fazer uma escolha.
E na compra de uma viatura, muitas variáveis têm que ser avaliadas para além do seu preço.
Os construtores também estão cientes desses problemas e têm procurado soluções apresentando carros pequenos e com baixo consumo.
Eis agora o Hiriko Fold, um pequeno carro eléctrico de dois lugares com a capacidade de 'encolher' ainda mais para estacionar.
Imagem gerada por computador: Mostra como o Hiriku é capaz de 'encolher' para caber em pequenos espaços |
Consulte a reportagem do DaylyMail.
Veja o vídeo:
Os carros eléctricos já estão no mercado, normalmente a um preço superior ao do seu 'irmão gémeo' que ainda utiliza combustíveis fósseis.
Ora um motor eléctrico é muito mais simples e barato que um motor a combustão. Então qual a razão para tal disparidade de preços?
Além disso, há um pequeno pormenor em relação à aquisição de veículos eléctricos que não é convenientemente explicado na publicidade.
O preço (elevado) da viatura não inclui as baterias. Estas são alugadas à parte durante toda a vida da viatura.
No caso do Smart Eléctrico, o aluguer ronda os 60 Euros por mês, para além do próprio custo do novo combustível - a electricidade.
Deste modo a poupança transforma-se em mito.
Qual é a vantagem?
Existe vantagem para o ambiente e para a nova indústria que se prepara para nascer - fabricação e aluguer de baterias.
A população passará da dependência do monopólio da indústria do petróleo, para outro monopólio da energia eléctrica e para nova dependência - as baterias.
Podemos até "adivinhar" que a evolução tecnológica das baterias, a sua capacidade e longevidade irão estagnar pois isso não será conveniente para o 'negócio'.
Não esquecer também que a progressiva introdução de veículos eléctricos em circulação, irá incrementar a procura de energia eléctrica e, pelas leis naturais de mercado, o preço tenderá a subir o que acabará por afectar também a conta de electricidade lá em casa.
Este é o lado negro, devido apenas ao monopólio existente, à especulação de alguns e oportunismo de outros.
Se esse monopólio for quebrado...
Esse é o lado positivo, novas formas de obtenção de energia e novas tecnologias estão a conseguir passar a barreira do secretismo imposto pelos petro-dólares, e prometem revolucionar o paradigma da escassez que nos tem sido imposto.
Imaginem o que essas novas tecnologias fariam ao recente e prometedor negócio de fabricação/aluguer de baterias, por exemplo?
A guerra financeira/económica está no auge, principalmente nos bastidores, por enquanto, e o problema do futuro do negócio das baterias será apenas uma gota no oceano das intempéries.
Boa Vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário