quarta-feira, 11 de maio de 2011

A VERDADE SOBRE A SOJA

Soja não é o que nos foi dito para acreditar.
Artigo de Dr. Beth Ley, via PeasentRemedies.com

"Hoje estava a aconselhar uma atleta que queria aprender mais sobre alimentação saudável. Ela questionou-me sobre a soja e se deveria substituir o leite de vaca por leite de soja, etc. Fiquei surpreendido por tanta gente ainda não ter ouvido que a soja não é boa para nós, pelo menos quando não é fermentada.

Podem estar a pensar, “Se a soja não é saudável, como se tornou tão popular como alimentação saudável?”.

Certamente devido a interesses especiais de empresas com fundos governamentais e PUBLICIDADE!

De 1992 a 2006 as vendas de produtos de soja aumentaram para perto de $4 bilhões, de um dia para o outro. Um imenso esforço publicitário para designar a soja como saudável desencadeou um incremento de stock no mercado grossista em cerca de 60% nos produtos que continham derivados de soja.

Devido a que a soja é uma fonte barata de proteínas e óleo, os fabricantes de alimentos usam-na em mais de 60% dos alimentos industrializados: panificação, cereais, biscoitos, sopas enlatadas, caldo de legumes, molho de saladas, barras energéticas, barras de proteínas, barras de pequeno-almoço, manteiga de amendoim com reduzido teor de gordura, massa, molho inglês, charcutaria, carnes alternativas vegetarianas, fórmula infantil de soja, leite de soja, café com leite de soja, manteiga de amendoim de soja, hambúrgueres vegetarianos… e esta é apenas a ponta do icebergue.

Leia alguns rótulos… ficará chocado! Nos Estados Unidos a soja é o segundo produto em termos de venda a dinheiro e está em primeiro lugar como valor de exportação. Em 2009, o seu valor excedia os $31,7 bilhões, de acordo com The American Soybean Association.

Além dos efeitos negativos da soja processada, que veremos daqui a pouco, também é problemático o facto de que 91% da soja cultivada nos Estados Unidos foi geneticamente modificada para tolerar os herbicidas. Os efeitos a longo prazo da ingestão de produtos geneticamente modificados (transgénicos) ainda não foram estabelecidos, fazendo de cada consumidor um rato de laboratório.

Consequências para a saúde
Estudos científicos comprovam vários efeitos muito negativos pela ingestão de produtos de soja não fermentados. Produtos de soja não fermentados como tofu, leite de soja, iogurte de soja, sobremesas de soja congeladas, proteína em pó, proteína vegetal texturada, etc contêm toxinas que:

  1. Bloqueiam a absorção de minerais essenciais como o Cálcio, Magnésio, Ferro e Zinco.
  2. Incrementam os níveis de estrogénio para valores mais elevados que os saudáveis. Isto pode causar aumento de peso, problemas de fertilidade e até um aumento do peito nos homens. Pode também contribuir para uma puberdade precoce nas meninas enquanto retarda a maturidade física nos meninos.
  3. Reprimem a função da tiróide e perturba outras hormonas. Isto pode diminuir o metabolismo e provocar um aumento de peso.
  4. Podem provocar coágulos no sangue.
  5. Inibem o crescimento devido aos inibidores de tripsina que contém (decisivamente não é recomendada para lactentes e crianças que precisam de crescer!).
Os inibidores de tripsina (também conhecidos como inibidores da protease) são talvez as toxinas mais conhecidas contidas na soja. Estas toxinas inibem a acção de certas enzimas que o corpo necessita para quebrar os alimentos ricos em proteínas que comemos. Isto significa que, apesar da soja ser rica em proteínas, não seremos capazes de decompor e usar uma parte significativa das proteínas nela contidas."


Veja opiniões de outros profissionais da área da alimentação.



Chega a ser assustador como gente que deveria ter responsabilidades coloca o lucro e a ganância à frente da saúde e bem-estar dos outros.

Vivemos iludidos que a soja é um produto saudável mas no entanto, isso não passa de uma imagem fabricada para o aproveitamento de alguns. A sua falta de empatia é total, menosprezando até as inocentes crianças que são as mais afectadas. 
Infelizmente exemplos como este há muitos por aí.

Por isso a informação é importante.

Boa vida!

2 comentários:

  1. Se a soja faz tão mal com aqui descrevem, como é que pessoas que fizeram a sua vida comendo esta leguminosa não têm problemas de saúde, casos que eu conheço pessoalmente, ao contrário de outras alimentando-se de carne e leite de vaca, têm problemas inclusivé cancro da prostata, provocado, segundo dados científicos, pelo leite de vaca e seus derivados?

    ResponderEliminar
  2. "De 1992 a 2006 as vendas de produtos de soja aumentaram para perto de $4 bilhões, de um dia para o outro." Isto devem ser dias como quando deus fez a terra em 7 dias!

    ResponderEliminar