Comissão para a Abolição da Dívida do Terceiro Mundo |
No dia 8 de Novembro de 2011, foi lançada no Egipto pelo movimento 'Deixa Cair a Dívida do Egipto' uma campanha popular que visa repudiar a dívida reclamada ao país.
O movimento anunciou a formação de um comité para repudiar a dívida, juntando-se a um movimento semelhante já existente na Tunísia.
Afirmam que as dívidas contraídas por Mubarak (Egipto) ou Bin Ali (Tunísia) deverão ser pagas por eles próprios visto que , como ditadores, não representavam a vontade do povo mas apenas a sua própria.
Assim, o povo não estando vinculado à dívida, está isento do seu pagamento.
Esta lógica foi utilizada com sucesso pela Argentina nos anos 90.
Mas o pesadelo da banca não termina aqui.
Este movimento iniciado pela Tunísia está a ganhar mais adeptos como o Egipto, Paquistão, Filipinas e até a Índia é um possível candidato para juntar-se ao movimento de repudiação de dívidas contraídas por antigos ditadores/governos não representativos da população que administravam.
Esta é uma das conquistas da 'Primavera Árabe' conseguida pela população que parece estar a acordar mais cedo que os europeus ou os americanos ainda convencidos que vivem numa democracia.
Veja a reportagem completa em islamist.
Boa Vida!
lembrem-se que a GRÉCIA conseguiu um corte de 70% na dívida (aos Privados)! Eu SEMPRE DISSE que TODOS OS PAÍSES vão ter as dívidas perdoadas... mas chamam-me "maluco" e ninguém acretita(va)!!
ResponderEliminar...já para não falar da ISLÂNDIA!!
Como na Grécia HOJE, AMANHÃ em Portugal!